O submarino U-1277 foi encomendado aos estaleiros da Bremer Vulcan em Bremen - Vegesack a 13 de Junho de 1942, a sua construção teve inicio a 6 de Agosto de 1943 e foi lançado à água a 18 de Março de 1944. O U-1277 foi comissionado a 3 de maio de 1944 e o seu comando entregue ao Oberleutnant zur See Peter-Ehrenreich Stever. Stever foi promovido a Kapitänleutnant a 1 de Janeiro de 1945. Após o U-1277 apenas foram lançados mais dois submarinos desta série, o U-1278 e o U-1279. Ambos seguiram o mesmo rumo que o nosso U-1277 mas com destinos diferentes. O U-1278 e o U-1279 foram afundados no mar do Norte por cargas de profundidade causando a morte a todos os 48 homens de ambas as tripulações. O U-1278, comandado pelo Kapitänleutnant Erich Müller-Bethke, foi afundado pela fragata britânica HMS Bayntun a 17 de fevereiro de 1945 e o U-1279, comandado pelo Oberleutnant zur See Hans Falke, foi afundado pela fragata britânica HMS Loch Eck a 3 de Fevereiro de 1945.
O U-1277, modelo VIIC/41, pertencia à série 1271 - 1291 e tinha originalmente 67.23 metros de comprimento, 6.20 metros de pontal, 4.74 metros de boca e 9.55 metros de altura máxima. Para se deslocar utilizava dois dos quatro motores disponíveis (dois a diesel e dois elétricos) que geravam uma força de 3200hp com velocidade máxima de 17.6 nós à superfície e 750hp com velocidade máxima de 7.6 nós submerso.
Deslocava 769 toneladas à superfície e 871 toneladas quando submerso. Tinha um raio de ação de 8500 milhas a 10 nós à superfície, 130 milhas a 2 nós submerso, 3250 milhas a 17 nós à superfície e 80 milhas a 4 nós submerso. A sua profundidade operacional situava-se nos 120 metros podendo, em caso de necessidade, descer aos 250 metros a qual atingia num tempo máximo que variava entre os 25 e os 30 segundos. Tinha uma capacidade de armazenar 113.5 toneladas de combustível. Estava equipado com quatro tubos de lançamento de torpedos à proa, dois a bombordo e dois a estibordo, e um quinto à ré (todos de 533mm), transportando um total de 14 torpedos. Possuía também, no exterior, artilharia antiaérea constituída por um canhão automático de 37mm e quatro metralhadoras de 20mm equipadas aos pares.
A vida a bordo destes submarinos era difícil, num espaço reduzido viviam durante meses, em média, de 50 a 55 homens, que constituíam a tripulação do navio. Apenas havia duas casas de banho para todos, das quais uma, no início de cada campanha, se encontrava cheia de mantimentos, pelo que apenas uma das casas de banho servia os 50 homens. Não havia duche, não havia médico a bordo, a água potável era racionada e, conforme as águas por onde navegasse o submarino assim era a sua temperatura no interior, ou seja, se navegassem nas águas geladas do Mar do Norte, no interior do submarino fazia muito frio e se navegassem mais a sul, junto ao equador, o interior do submarino era muito quente, o que provocava nos tripulantes irritações na pele e alergias. Sempre que tinham tempo livre, as tripulações aproveitavam para descansar no exterior e respirar um pouco de ar puro.
O submarino foi integrado na 8ª flotilha no dia 6 de Agosto na qual funcionou como navio de instrução e treino. A 8.Unterseebootsflottille era uma Ausbildungsflottille, uma flotilha de treino, com base em Danzig. Fora fundada em Junho de 1941 sob o comando de Korvettenkapitän Wilhelm Schulz. Nos últimos meses de 1944 alguns submarinos desta flotilha combatiam contra a Armada Russa no Báltico, já sob as ordens de Fregattenkapitän Hans Pauckstadt. A 8ª flotilha acabou por se dispersar e a sua história acaba em finais de Janeiro de 1945.
Dada a escassez de submarinos de combate na frente atlântica, a 11 de Fevereiro de 1945 foi transferido para a 11ª flotilha de submarinos da Marinha de Guerra do Reich comandada por Fregattenkapitän Heinrich Lehmann-Willenbrock, um herói condecorado com a Cruz de Ferro de 2ª classe (1940.04.20), Cruz de Ferro de 1ª classe (1940.12.31), Ubootskriegsabzeichen (1941.01.02), Cruz de Cavaleiro (1941.02.26) e Cruz de Cavaleiro com Folhas de Carvalho (1941.12.31), cujo palmarés somava 22 navios afundados num total de 166.596 toneladas.
A 11ª flotilha era uma flotilha de combate com base em Bergen, Noruega. Fora fundada a 15 de Maio de 1942, sob o comando de Korvettenkapitän Hans Cohausz. A maioria dos submarinos desta base operava no Mar do Norte. Em Setembro de 1944, quando os submarinos de bases francesas alcançavam a Noruega, a flotilha foi reorganizada e, em Dezembro do mesmo ano, o comando entregue a Heinrich Lehmann-Willenbrock. Operavam nesta flotilha quase 180 U-Boote dos modelos VIIC, VIIC/41, XXII e XXIII. O primeiro submarino do modelo XXI, o "Elektroboot" U-2511, executou a sua primeira e também única patrulha nesta flotilha com Korvettenkapitän Adalbert Schnee ao comando. Este submarino rendeu-se em Maio de 1945, no porto Bergen. Zarpou para a sua última viagem a 14 de Junho para Lisahally, Irlanda do Norte, onde terá chegado a 21 de Junho para integrar a "Operação Deadlight". A 2 de Janeiro de 1946 foi transportado para Moville, onde, às 19h40 do dia 7 de Janeiro do mesmo ano, foi deliberadamente afundado por tiros de artilharia. Encontra-se desde então a uma profundidade de 69 metros.
A história da 11.Unterseebootsflottille acaba em Maio de 1945, com a rendição da Alemanha.
Curiosidade: A bordo do U-96, comandado por Heinrich Lehmann-Willenbrock, durante a 7ª patrulha, de 27 de Outubro a 6 de Dezembro de 1941, estava o correspondente de guerra Sonderführer-Leutnant Lothar-Günther Buchheim. Trinta anos mais tarde escreveu “Das boot” baseado nas experiências vividas a bordo naquela campanha e usou Heinrich L. Willenbrock como modelo para comandante.
A missão do U-1277 era, após ter largado de Bergen, rumar ao Atlântico, via Estreito da Islândia, e patrulhar a entrada do Canal de Mancha. A tripulação só soube do seu destino quando alcançaram mar alto e abriram o envelope selado com a missão atribuída, entregue ao comandante momentos antes da partida do submarino. Era, como chamavam na Werhmacht, “uma missão de ir para o céu”, ou seja, sem retorno. Todos os homens a bordo do submarino tinham consciência do seu destino.
Durante a II Guerra Mundial serviram nos U-Boote 40.000 marinheiros alemães.
30.000 nunca regressaram, continuam em patrulha eterna.
Deixou a base no dia 21 de Abril, sob intenso bombardeamento, para a sua primeira e única patrulha como submarino de combate, submergindo logo de imediato nas geladas águas do Mar do Norte sem poder emitir qualquer sinal de rádio sob o risco de ser localizado e afundado pelas forças aliadas. A tripulação apenas recebia informação através do aparelho de rádio montado no topo do snorkel. Foi desta forma que receberam a 4 de Maio a mensagem do Großadmiral Karl Dönitz, que ordenava a todos os submarinos que se encontravam no ativo a suspenderem todas as ações ofensivas contra os navios aliados, desarmarem os seus torpedos, emergirem, içarem a bandeira negra e se entregassem no porto aliado mais próximo, era o início da “Operação Arco-íris”, e dias mais tarde, a 7 de Maio, a notícia da capitulação da Alemanha. A guerra terminara.
A sua tripulação era constituída por 47 homens, dos quais 4 eram oficiais, 4 eram sargentos, 10 eram cabos e os restantes 29 eram marinheiros. A idade da tripulação deste submarino rondava entre os 19 e os 20 anos de idade, sendo o comandante Stever o mais velho com 26 anos (nascido a 04/10/1918 | falecido a 06/11/1991).
Os 4 oficiais de bordo; patentes, nomes e funções:
- Comandante (Kommandant / KDT) Kapitänleutnant Ehrenreich-Peter Stever. Responsável máximo pelas decisões tomadas a bordo. - 1º Oficial (Wachoffizier / 1WO) Oberleutnant zur See Johannes Malwitz. Segundo na cadeia de comando. Acompanhava de perto o comandante para assumir o comando em caso de doença ou morte deste. Outras responsabilidades incluíam o sistema de armamento de bordo e a condução dos torpedos em ataques de superfície. - Chefe Engenheiro de Máquina (Leitender Ingenieur / LI) Oberleutnant (ing) Ernst Engel. Oficial responsável pela manutenção da mecânica a bordo. Incluia motores, baterias e outros sistemas mecânicos. Era responsável também pelas cargas de demolição em caso de abandono ou destruição do submarino. - 2º Oficial de vigia (Wachoffizier / 2WO) Obersteuermann Adolf Boss. Era responsável pela tripulação de vigia da ponte e pelo armamento anti-aéreo do deck. Supervisionava também a equipa que operava a estação de rádio.Apesar de a guerra ter terminado, a saga do submarino U-1277 ainda continuava. A rendição e entrega do submarino aos aliados não faziam parte dos planos do comandante. Voltar à base naval de origem, em Kiel, na Alemanha, implicava enfrentar de novo um longo caminho pejado de navios inimigos e aviões. E uma vez chegados a Kiel, havia sempre o risco do porto ter caído nas mãos dos soviéticos, sinónimo de morte certa para qualquer soldado alemão. A Argentina era um destino provável, mas cedo abandonado, pois estava fora de alcance. A cidade de Vigo, no norte de Espanha, foi então o destino escolhido pelo comandante Stever em conjunto com os outros oficiais a bordo e aprovado pela sua tripulação. Mas, devido à confusão das comunicações na altura, receberam informações de movimentos comunistas em Espanha, o que os fez abandonar esse destino. Há 42 dias que o submarino navegava submerso, com o combustível, assim como os mantimentos, quase no fim. Portugal foi a escolha do comandante e dos seus homens pelo facto de ser um Pais neutro e se encontrar perto.
Depois de abandonar a maior parte da sua tripulação e dos seus objetos pessoais, entre os quais se encontravam Kurt Ernst e Walter Herkstroeter, em balsas de borracha aproximadamente a uma milha de costa ao largo de Angeiras, Stever rumou para Sudoeste, desativou os torpedos e distribuiu pelo navio quatro homens com instruções para o afundar. Um ao leme, Ernst Engel no compartimento de comando, Horst Schröder no compartimento da proa e Alwin Wollenweber, sargento eletricista do U-1277, no compartimento da popa. Abriram as válvulas do chão e inundaram o estabilizador traseiro e o compartimento da popa. Abriram os depósitos de combustível que se encontravam vazios para os encher de água. À proa nada fizeram. Foi abandonado a 2.5 milhas de terra com a escotilha da ponte aberta, acabando por naufragar de popa. Os cinco homens deixaram o U-1277 na última balsa e dirigiram-se para terra. Alguns náufragos foram ajudados a chegar a terra por pescadores de Labruge e Angeiras e outros pelo salva-vidas “Carvalho Araújo”, que alertado se apressou a sair para o mar.
O ponto de encontro combinado pela tripulação em terra seria junto a dois moinhos que até há pouco tempo ainda existiam na praia de Labruge.
Foi voluntariamente afundado na madrugada de 3 de Junho de 1945, pelas 00h45m, ao largo do Cabo do Mundo, a norte da cidade do Porto, depois de navegar sem rumo pelo Atlântico durante um período de um mês.
Horas depois de chegar a terra a tripulação do U-1277 foi encaminhada para o castelo de S. João da Foz, no Porto, onde na altura estava sedeada uma unidade militar. Durante a estadia no castelo de S. João da Foz, a tripulação recebeu a visita de inumeros alemães, residentes na cidade do Porto, em que lhes ofereciam, entre outros, chocolates e cigarros. Dias depois forma transferidos para Lisboa, a bordo do contratorpedeiro Diu, comandando por João Pais, e depois de entregues às autoridades aliadas foram enviados para Inglaterra, via Gibraltar, onde passaram dois anos como prisioneiros de guerra antes de regressarem a suas casas na Alemanha. O Kapitänleutnant Peter-Ehrenreich Stever permaneceu preso durante mais algum tempo, condenado em tribunal militar inglês por ter ordenado o afundamento do seu submarino e também pela falta de colaboração na recusa da entrega de dados sobre o mesmo às autoridades.
Curiosidade: Na data de 3 de Novembro de 1945 o Ministério da Marinha apresentou ao Director Geral dos Negócios Políticos e da Administração Interna uma despesa de 2.277$45 referente à alimentação, transporte e de estadia no castelo da Foz do Douro dos oficiais e marinheiros do submarino.
A 20 de Outubro de 1973 um grupo de três mergulhadores desportivos, Joaquim Oliveira Fernandes, Rui Pinto e Alberto Freitas, acompanhados por pescadores locais mergulharam no local onde havia algo que prendia as redes de pesca. Foi com agrado que verificaram que o peguilho era o famoso submarino alemão afundado no fim da guerra.
Curiosidade: No seio do grupo de amigos que mergulharam e identificaram o peguilho como sendo o submarino alemão afundado no final da II Grande Guerra encontrava-se um individuo de origem alemã, também mergulhador, de seu nome Arnold Gilbert. Souberam, através de um antigo oficial da Armada, da existência de uma associação de submarinistas alemães, a Verband Deutscher U-Bootfahrer, e aproveitando o facto do Sr Gilbert falar e escrever fluentemente alemão contactaram essa associação com o objectivo de noticiar a descoberta do submarino, de saber mais sobre a sua história, caracteriticas e tripulação. Esta noticia criou interesse e começou a existir uma troca de correspondência entre o Sr Gilbert e alguns tripulantes. Foi assim e apartir desta altura que se começou a "descobrir" o submarino e se teve conhecimento do seu número de matricula, U-1277. Em junho de 1986, a convite do Sr Gilbert, alguns membros da tripulação regressaram à cidade do Porto para reviver o passado e reencontrar algumas caras conhecidas como a da mãe do Sr Arnold Gilbert. A mãe do Sr Gilbert foi a primeira pessoa a visitar a tripulação no castelo de S. João da Foz. Regressariam alguns anos mais tarde para uma segunda visita.
Repousa a 31 metros de profundidade, num fundo de areia com a ré completamente assoreada e tombado para bombordo cerca de 45 graus. A proa, virada a sueste, já desapareceu, existindo ainda dois dos quatro tubos lança torpedos da proa. Os dois de bombordo estão assoreados e os dois de estibordo estão colocados no respetivo lugar. É possivel observar a âncora junto à proa. Grande parte do casco exterior do submarino já apodreceu devido a mais de setenta anos de águas revoltas, permitindo ao mergulhador observar alguns pormenores que normalmente se encontram escondidos debaixo do convés destas embarcações. Salientamos as escotilhas para carregamento dos torpedos para o compartimento da proa e da popa, a escotilha por onde carregavam as baterias e viveres para o interior, a escotilha do convés que dá acesso direto à cozinha e aos aposentos da tripulação. A estrutura da torre onde estava colocado todo o armamento antiaéreo também ruiu, deixando à vista o complexo sistema de exaustão de gases dos motores a diesel do submarino (entretanto também já desaparecidos). Curiosamente os tanques de lastro de estibordo, embora apodrecidos e esburacados, ainda estão perfeitamente visíveis.
O casco do navio está coberto de pequenas anémonas brancas (Sargatia elegans), as fanecas são aos milhares, os congros são dos maiores que se podem encontrar nestas águas, os enormes e curiosos polvos, os fantásticos lavagantes e a maravilhosa comunidade de anémonas rosadas proveniente do Mar do Norte são alguns dos atrativos naturais deste naufrágio. Por vezes temos encontros inesperados com alguma vida que não é muito comum nestas paragens como o peixe galo ou o peixe-lua. Na torre apenas se encontra o casco de pressão, constituído por placas metálicas soldadas de aproximadamente 22mm de espessura, o periscópio de combate ainda com o inox a brilhar e a escotilha sem tampa.
Apesar do seu estado de deterioração, o submarino U-1277 é ainda um dos pontos de maior interesse no mergulho desportivo em Portugal e o melhor do norte do Pais.
DIÁRIO DE BORDO | ÚLTIMAS VIAGENS
05.04.1945 - Chegada a Kiel (Alemanha)
08.04.1945 - Zarpou de Kiel
10.04.1945 - Escala em Kristiansand (Noruega)
13.04.1945 - Chegada a Stavanger (Noruega)
21.04.1945 - Zarpou de Stavanger
22.04.1945 - Escala em Bergen (Noruega)
03.06.1945 - Afundado pela tripulação a norte do Porto (Portugal)